Orações e “copos d’água”

Dias desses desempenhei a função de babá com os filhos de um casal amigo. Onze horas foi o horário estipulado para colocá-los na cama. E lá estava eu. Todos os passos foram seguidos: vestiram o pijama, escovaram os dentes, oraram e... não, não “desmaiaram” na cama (embora esse fosse meu desejo!). “Tia, traz água”, me pediram.

Um pedido tão doce, tão sincero... mas fui capaz de esquecê-lo. Minutos depois fui exortada no quarto dos meninos.“Tia, nós queremos água...”. Eu tentei justificar. Falei que me distraí com algumas coisas e que tinha me esquecido. Mas não consegui escapar. Fui exortada: “Tia, nosso pai nunca esquece as coisas! A gente pede uma vez e ele já busca, de primeira!”.

Bela correção, não? Incrível como o princípio se aplica a todos nós. A certeza disso? O próprio Jesus. Ele estava em uma situação bastante complicada (alguma coisa em comum com o seu dia?). Jesus caminha alguns metros à frente da multidão e, sem vacilar, ergue seus braços aos céus e dá graças pela resposta. Ele ainda não tinha orado, mas já sabia o que aconteceria. Acontece sempre. “E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: ‘Pai, graças te dou, porque sempre me ouves’.” (João 11.41b.)

“Sempre me ouves”. Em minhas orações lembro desta frase. Ela nos impulsiona a crer. Nos impulsiona a orar. Nos impulsiona a agradecer. Agradecer pela resposta vinda dos céus. A questão não era o pedido. Era quem o escutava. A questão não é a sua situação, mas quem a toma nos braços. Por que insistimos em olhar para nós mesmos, quando a solução vem dos altos céus?

Muitas vezes levamos nossos pedidos a Deus com incerteza, por desencargo de consciência. Mas em Hebreus 11.6 diz“que aqueles que chegam a Deus, devem crer que Ele existe e que gosta de presentear àqueles que o buscam. Quem lhe disse que seu Pai Celestial se esquece dos pedidos importantes realizados antes de você dormir?

Deus está sempre pronto a nos ouvir. Sempre disposto a realizar nossos desejos. Sejam eles copos d’ águas, sejam sonhos impossíveis. Se aquele pai não esquece o pedido dos seus filhos, esqueceria o Pai celestial de uma oração de seus filhos? Não. Ele nunca esquece. Aliás, Ele sempre nos ouve – e atende. Qual foi mesmo o meu pedido?

Não se atreva a esquecer. Lembro da sugestão de um pastor, dizendo para anotarmos nossos pedidos de oração."Você irá comprovar a fidelidade do Senhor", dizia. É assim mesmo. Anote e erga as suas mãos aos céus para agradecê-lo. Ele sempre nos ouve. Sem vacilar. Sem distrair-se.

Naquela noite de “uma babá quase perfeita”, aprendi uma lição importante. Aprenda você também. Quando tiver pedidos, não os faça a quem pode esquecê-los; a quem dá pouca importância. Leve-os ao Pai. Ele é a própria certeza de que seu pedido será ouvido. Sejam situações complicadas, sejam problemas em seu trabalho ou meros “copos d’água”...

Queila Schmidt da Rosa